Teste de Aceitação

O teste de aceitação é realizado com o propósito de avaliar a qualidade externa do produto e, na medida do possível, também a qualidade em uso. Assim, só é possível quando o software está concluído e pronto para ser implantado. Evidentemente, é um teste com forte relação com o cliente, que participa do planejamento e realização dessa atividade.

O teste de aceitação é geralmente denominado de “alfa” quando realizado no ambiente de desenvolvimento (qualidade externa) e “beta” quando no ambiente do cliente (qualidade de uso). O teste de qualidade externa é com freqüência a única alternativa no caso de aplicações desenvolvidas para mainframes. Uma forma de paliar a impossibilidade de utilizar a plataforma definitiva de execução é simulá-la, por exemplo, utilizando dados reais.

Outro tipo de teste de aceitação possível é o teste de paralelo, quando um sistema é desenvolvido para
substituir outro já em funcionamento. O novo sistema pode funcionar em paralelo ao antigo e o comportamento de ambos é comparado, até que se decida que a substituição é possível. O teste em paralelo é indicado, por exemplo, em sistemas críticos.

Veja também:

Teste de Caixa-Preta
Teste de Caixa-Branca
Testes de Estresse
Teste de Integração
Teste de Orientado a Objetos

QABI Consultoria
Compartilhar no Facebook:
Compartilhar no Linkedin:

2 comentários:

  1. Este texto de Teste de Aceitação, foi o melhor que achei na internet, até agora. Muito bem explicado!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Indique ou comente o post. Obrigado pela visita!